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Este trabalho inserido no escopo da Linguística Aplicada tem como objetivo geral analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) implementada por um professor de inglês no desenvolvimento das habilidades orais de alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública na Paraíba. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: (i) descrever os objetivos e procedimentos apresentados na SD elaborada com foco no desenvolvimento das habilidades orais em língua inglesa; e (ii) verificar, por meio dos textos escritos e orais produzidos pelos alunos, de que forma as suas habilidades orais foram desenvolvidas. Como fundamentação teórica para a realização desta pesquisa, utilizamos, inicialmente, as contribuições de Oliveira (2015) e Araújo, Dias e Lopes (2015), quanto ao processo de ensino-aprendizagem de inglês nas escolas públicas; Xavier (2004) e Cypriano (2022), no que tange às crenças sobre o desenvolvimento da habilidade de speaking; e por fim Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), juntamente com Cristovão (2009), no que se refere às contribuições da SD no ensino-aprendizagem de inglês. Esta pesquisa é classificada como um estudo de caso de abordagem qualitativa, como também uma pesquisa documental, uma vez que analisamos documentos particulares, a saber: a SD e as produções escritas e orais dos alunos. Como resultados obtidos, concluímos que uma SD elaborada com foco na produção de um gênero textual oral como o perfil em língua inglesa, a partir dos procedimentos adequados, pode contribuir de forma significativa no desenvolvimento de habilidades orais dos alunos, oportunizando momentos distintos de prática em aula e extraclasse, desmistificando crenças por parte dos alunos e aumentando sua autoconfiança para se comunicarem oralmente na língua-alvo. |
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