Resumo:
São muitas as dificuldades que impedem a utilização das atividades experimentais
no ensino de Física, entre elas estão a ausência de laboratório e de materiais,
problemas relacionados à formação de professores, além do pouco tempo disponível
para realização das atividades. Buscando minimizá-las, tem se recorrido a
confecção de experimentos com materiais de baixo custo. Porém, muitos desses
experimentos apresentam um grau de precisão muito baixo, visto que a obtenção de
dados é realizada de forma manual, estando suscetíveis a erros, que para serem
minimizados torna-se necessário executar o processo diversas vezes, fazendo com
que o tempo para realizar as atividades seja muito grande. Uma possibilidade de
utilização nas atividades experimentais de baixo custo, para que problemas possam
ser contornados, é a associação do Arduino e do software Excel. Dessa forma, este
trabalho busca por meio de uma breve revisão bibliográfica mostrar como o Arduino
tem sido utilizado, tanto na educação básica como no ensino superior, como
ferramenta auxiliar ao ensino de Física por meio de atividades experimentais.
Descrição:
SILVA, Matheus Dos Santos. O uso do Arduino nas atividades experimentais no ensino de Física: uma breve revisão bibliográfica. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.