Resumo:
Sabemos da importância que a Matemática tem em nossa sociedade, no entanto ainda é comum ouvirmos alunos questionarem acerca de sua finalidade. Diante de tantas outras falas e pensamentos negativos relacionados à Matemática, decidimos refletir sobre tais questões que em sentido direto envolvem a Matofobia. Para tal, fundamentamo-nos em autores que discutem acerca do tema e buscamos saber dos próprios alunos da Educação Básica, em especial, alunos de 6º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal da cidade de São José dos Cordeiros na Paraíba, em uma pesquisa que nessa perspectiva caracteriza-se como sendo do tipo de abordagem qualitativa e quantitativa, buscando refletir se de fato a Matofobia ainda é uma realidade presente nesse nível de escolaridade, bem como suas possíveis causas, para que a partir disso possamos tecer sugestões para evita-la. A partir da análise dos dados obtidos, chegamos à conclusão de como a prática do professor, o professor afetivo, o uso de metodologias de forma assertiva e a participação da família e comunidade na escola podem influenciar de forma positiva ou negativa a aversão à Matemática.
Descrição:
SOUSA, C. S. Matofobia: um olhar sobre possíveis causas e suas implicações presentes em alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.