Resumo:
Na sociedade do consumo atual, a busca por conhecimentos sobre como lidar e gerenciar de forma adequada as nossas finanças é algo cada vez mais necessário. Nesse sentido, acreditamos que os estudos em Educação Financeira são essenciais na formação de um cidadão crítico e por isso defendemos que essa temática deva estar mais presente na Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa foi identificar contribuições do trabalho com a Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de situações reais. Nossa abordagem teórica discutiu sobre os benefícios que a implementação dessa temática traria aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de um trabalho conjunto com a modelagem matemática, a fim de possibilitar a contextualização das situações trabalhadas aproximando-as de situações reais (SANTOS, 2014). A pesquisa realizada e descrita nesse trabalho é do tipo qualitativa (GUERRA, 2014). Para a coleta de dados, utilizamos uma sequência didática adaptada a partir da atividade “embalagens”, proposta por Biembengut e Hein (2011), além de um questionário aplicado ao final da atividade. A pesquisa foi realizada com uma turma do 9º Ano da Escola Municipal Maria Lauriceia de Freitas na cidade de Monteiro-PB. Com base na análise dos dados percebemos que os alunos se propuseram a participar da atividade se mostrando interessados pela proposta. A análise do questionário demonstrou que a escola pode contribuir mais e melhor com aspectos ligados à Educação Financeira.
Descrição:
LIMA, J. M. S. Educação financeira na escola: uma proposta envolvendo a modelagem matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.