Resumo:
Este trabalho reflete sobre a importância da inserção do aluno da graduação no
ambiente escolar, para sua formação como docente, ao mesmo tempo em que
apresenta o relato de uma experiência bem sucedida de abordagem da modalidade
oral da língua espanhola nas aulas, através de representações cênicas baseadas na
leitura e interpretação de trechos de textos literários, realizada nas turmas de terceiro
ano do Ensino Médio. Faz-se, ainda, uma explanação acerca do projeto em cujo
âmbito as atividades foram desenvolvidas, seguida pela minha experiência como
docente em formação, desde os encontros e formações iniciais, até a etapa de
intervenção em sala de aula, onde pude vivenciar a experiência docente, que é tema
central deste trabalho e a partir da qual pretendo que meu leitor – seja ele docente ou
não – possa pensar sobre qual o papel e o potencial do texto literário na sala de aula
e sua versatilidade como instrumento para as aulas de língua estrangeira de modo
geral, ressaltando a expressão cênica como um dos meios através dos quais se pode
desenvolver a modalidade oral da L2.
Descrição:
BEZERRA, S. S. Texto literário e artes cênicas nas aulas de E/LE: um relatório de experiência. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.