Resumo:
O trabalho consiste em analisar e compreender os usos da característica da multimidialidade como formato característico do jornalismo digital no contexto da convergência jornalística e da multiplataforma. Para dimensionar esse percurso foram sistematizados conceitos presentes nas investigações do jornalismo digital como convergência, multimídia e multimidialidade. No tocante à delimitação do objeto, partimos do estudo de caso como estratégia metodológica centrando-se no caso empírico Público.pt de Portugal. A partir da ―Ferramenta para Análise de Multimidialidade em Cibermeios‖ (MASIP; MICÓ; TEIXEIRA, 2011), realizamos observação da home do portal de modo a caracterizar e sistematizar os usos da multimidialidade, compreendida como a utilização de recursos como vídeo, fotos, infografia, áudio e hipertextus congregados. Os resultados do estudo indicam que o Publico.pt explora o aspecto de multimidialidade em suas variadas dimensões de modo a considerar essa característica como central em suas narrativas e na sua interface da home e das páginas internas. Neste caso, esse recurso do jornalismo digital é sobressaliente como orientação da política editorial da produção do Publico.pt.
Descrição:
NUNES, E. C. L. A multimidialidade no jornalismo digital: o caso do
Púbico.pt. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Monografia]