Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo verificar as potencialidades das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na aprendizagem de dilatação térmica, por meio das metodologias de aprendizagem ativa. Os participantes da pesquisa foram alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Itabaiana, no estado da Paraíba. A pesquisa teve um caráter pedagógico qualitativo, com abordagens exploratória e descritiva. Para a produção dos dados, analisados à luz dos estudos de Moran (2012, 2013, 2018) e Mazur (2015), foram realizados questionários, gravações de áudio e vídeo, observações e anotações. Recorrendo às metodologias Instrução por Pares e Gamificação, durante o desenvolvimento, utilizou-se as TIC, tais como: aplicativos, celular, notebook, entre outras. Com a realização da pesquisa evidenciou-se que a execução de atividades, envolvendo metodologias de aprendizagem ativa e TIC, pode potencializar a aprendizagem de dilatação térmica dos sólidos e dos líquidos. Constatou-se também que por intermédio da abordagem metodológica utilizada os alunos colaboraram de forma ativa na construção dos seus conhecimentos, tornando-se protagonistas da sua própria prática.
Descrição:
LEONARDO, Maria Zilanda de Andrade. Metodologias ativas e tecnologias digitais: trilhas para potencializar a aprendizagem de dilatação térmica. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.