UEPB - Repositório Digital

Metodologias ativas e tecnologias digitais: trilhas para potencializar a aprendizagem de dilatação térmica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leonardo, Maria Zilanda de Andrade
dc.date.accessioned 2023-07-04T15:59:46Z
dc.date.available 2023-07-04T15:59:46Z
dc.date.issued 2023-06-14
dc.identifier.other CDD 372.358
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29514
dc.description LEONARDO, Maria Zilanda de Andrade. Metodologias ativas e tecnologias digitais: trilhas para potencializar a aprendizagem de dilatação térmica. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo verificar as potencialidades das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na aprendizagem de dilatação térmica, por meio das metodologias de aprendizagem ativa. Os participantes da pesquisa foram alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Itabaiana, no estado da Paraíba. A pesquisa teve um caráter pedagógico qualitativo, com abordagens exploratória e descritiva. Para a produção dos dados, analisados à luz dos estudos de Moran (2012, 2013, 2018) e Mazur (2015), foram realizados questionários, gravações de áudio e vídeo, observações e anotações. Recorrendo às metodologias Instrução por Pares e Gamificação, durante o desenvolvimento, utilizou-se as TIC, tais como: aplicativos, celular, notebook, entre outras. Com a realização da pesquisa evidenciou-se que a execução de atividades, envolvendo metodologias de aprendizagem ativa e TIC, pode potencializar a aprendizagem de dilatação térmica dos sólidos e dos líquidos. Constatou-se também que por intermédio da abordagem metodológica utilizada os alunos colaboraram de forma ativa na construção dos seus conhecimentos, tornando-se protagonistas da sua própria prática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Instrução por pares pt_BR
dc.subject Tecnologias de Informação e Comunicação pt_BR
dc.title Metodologias ativas e tecnologias digitais: trilhas para potencializar a aprendizagem de dilatação térmica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta