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As notícias negativas têm lugar de destaque nos noticiários e a visibilidade em demasia dada a este tipo de notícias tem afetado, inclusive, a saúde mental da audiência (THOMPSON et al. 2019), (KAHN et al. 2023). Porém, há uma modalidade emergente de jornalismo voltada para soluções que propõe ser uma alternativa para atualizar a forma de se fazer jornalismo e proporcionar maior engajamento da comunidade. Tendo em vista o cenário radiofônico, este trabalho buscou identificar a proporção de matérias positivas, negativas e neutras veiculadas no Jornal da Manhã, da Rádio Caturité FM, durante o período de 01 a 08 de novembro de 2021 e, a partir deste levantamento, investigou através da metodologia baseada na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009), se na categoria de notícias positivas está presente o Jornalismo de Soluções, já que esta vertente jornalística pode despertar emoções positivas na audiência. O referencial teórico teve ênfase na dimensão teórica do newsmaking, (TRAQUINA, 2005), (WOLF, 1999), (PENA, 2020), jornalismo de soluções, (SIMÕES, 2022), (FARIAS, 2022) e rádio (FERRARETO, 2014). A partir deste estudo, foi possível observar que o jornalismo de soluções não é, necessariamente, sinônimo de notícias positivas e não está presente intencionalmente no noticiário analisado, sendo possível identificar algumas de suas características de forma isolada, fato que leva à reflexão para trabalhos futuros sobre como incluir o jornalismo de soluções principalmente na cobertura factual e em notícias de curta duração. |
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