Resumo:
Sabe-se da crescente quantidade de alunos diagnosticados com autismo no ambiente
escolar no Brasil e no Mundo. Com esse cenário em tela, e diante das observações realizadas
no período do Estágio Curricular Supervisionado I no curso de Lic. em Matemática da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), verificou-se que há necessidade de crescimento
qualitativo em relação ao ensino, atrelado ao crescimento quantitativo. Sem relacionar
diretamente a estrutura e o sistema de educação, percebe-se uma sinuosa falta de acolhimento
e de preparo profissional para o aluno deficiente, sobretudo o autista. Deste modo realizou-se
um estudo de caso com turma de 9⁰ ano, nela havia duas crianças portadores de autismos de
níveis diferentes, sendo que uma delas teve destaque em se tratando das altas habilidades com
a matemática. Posto isso, e com o objetivo de entender as conexões que o aluno autista
desenvolve com a matemática, verificou-se as altas habilidades como uma deficiência ainda
incompreendida e possuindo capacidade diferente com infinitas possibilidades de
conhecimento.
Descrição:
PRADO,J. P. Autismo, altas habilidades e matemática: estudo de caso no ensino fundamental II em São José do Egito - PE. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023