Resumo:
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar contribuições da Realidade Aumentada no ensino da Geometria Espacial nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isto, utilizamos o aplicativo Sólidos RA no estudo de conteúdos de Geometria Espacial com alunos escolhidos em turmas dos quatro anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal em São José do Egito - PE. A participação dos alunos nesta pesquisa iniciou com um questionário para conhecermos o perfil tecnológico e os conhecimentos prévios sobre a Realidade Aumentada na Geometria Espacial. Em seguida, já com a instalação do aplicativo no smartphone, os estudantes resolveram uma atividade com questões sobre conteúdos da Geometria Espacial explorando os módulos do aplicativo: visualização, planificação e criação. Por fim, responderam um questionário deixando suas percepções sobre o uso do aplicativo durante a atividade. Diante dos resultados obtidos com a aplicação das atividades e com embasamento teórico fundamentado em autores que sustentam a importância das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, tecemos algumas considerações sobre a importância da inserção da Realidade Aumentada nas aulas de Geometria Espacial. O aplicativo aqui utilizado foi capaz de conectar os conteúdos abordados nas atividades aos conhecimentos prévios dos alunos. Pudemos constatar que o ensino de geometria mediado por um aplicativo de RA pode ser uma estratégia para almejar um ensino-aprendizagem de sucesso ao resgatar o hábito de assimilar a Geometria Espacial ao mundo real.
Descrição:
ARAÚJO, B. V. L. Realidade aumentada no ensino da geometria espacial nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.