Resumo:
A sala de aula, bem como todos os discentes e docentes envolvidos em seu meio, foram afetados pelas mudanças impostas pela pandemia da COVID-19, a forma de interação, os meios utilizados para lecionar, avaliações, e outras diversas ferramentas de ensino tiveram que ser adaptadas para a nova realidade imposta. O objetivo desta investigação foi verificar os fatores contribuintes para o desenvolvimento da síndrome de Burnout em docentes que foram submetidos ao ensino remoto, no curso de administração da universidade estadual da Paraíba, em Campina Grande - PB. A pesquisa básica caracterizou-se como exploratória e descritiva e desenvolveu-se por meio da aplicação de um questionário adaptado de Marques (2021) com o intuito de investigar os fatores contribuintes para a síndrome de Burnout em professores do curso de administração da Universidade Estadual da Paraíba- PB. Constatou-se que a saúde mental dos docentes se manteve estável, sem o aumento significativo do uso de drogas como Álcool, nicotina, remédios, etc, que o ajudassem a lidar com a situação. A busca por prática de esportes e atividades de lazer também foi constatada, associado a isso, uma boa média de sono foi relatada pelos respondentes, o que demonstra, um cuidado considerável a saúde mental e corporal, que o ajudaram a minimizar os danos sofridos neste período.
Descrição:
OLIVEIRA, João Ramos de. Burnout no Ensino Superior durante a pandemia de Covid 19: um estudo na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. 2023. 16f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2023.