Resumo:
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada numa turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA em uma escola municipal localizada na cidade de Iguaracy-PE, cujo foco foi compreender o papel do jogo contig 60 para trabalhar com o ensino de operações com números naturais em turmas da EJA. Para tanto, o objetivo foi analisar potencialidades e limitações do jogo contig 60 no ensino de operações com números naturais em turmas da Educação de Jovens e Adultos. Para fundamentar nosso trabalho utilizamos textos que tratam do uso de jogos no ensino de Matemática, dentre eles, o trabalho de Regina Grando - GRANDO (2000). Assim, a pesquisa que é de natureza qualitativa, se deu a partir da descrição e análise de dois encontros
em turma da EJA, a fim de trabalhar expressões numéricas e cálculo mental a partir do jogo contig 60. Os resultados apontam para potencialidades através do desenvolvimento apresentado pelos alunos – participação, interação, questionamentos, tomadas de decisões, dentre outros aspectos analisados que serão apresentados nas seções deste trabalho.
Descrição:
SANTOS, L. T. A utilização de jogos para aulas de matemática: uma experiência a partir do jogo Contig 60 numa turma de EJA. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.