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Um estudo sociolinguístico acerca do ensino de tupi no município da Baía da Traição (PB)

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dc.contributor.author Castro, Jade Barros de
dc.date.accessioned 2023-07-17T13:41:45Z
dc.date.available 2023-07-17T13:41:45Z
dc.date.issued 2023-06-14
dc.identifier.other CDD 306.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29699
dc.description CASTRO, J. B. Um estudo sociolinguístico acerca do ensino de tupi no município da Baía da Traição (PB). 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Conhecer a situação das línguas indígenas no Brasil é fundamental para compreendermos como ocorreu o processo de aculturação desses povos, sobretudo no Nordeste do Brasil. Nesse sentido, compreender o desenvolvimento histórico da língua Tupi entre o povo potiguara evidencia como a colonização foi cruel ao relegar a esses povos a possibilidade de exercerem as suas formas de cultura. Dessa forma, nesse trabalho analisaremos como a língua é socialmente determinante no processo de reconhecimento de uma identidade cultural e territorial a partir do ensino de Tupi para jovens indígenas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti, no município da Baía da Traição –PB. Para tanto, analisaremos os meandros que envolvem a aplicação deste ensino: quais as dificuldades apresentadas pelos docentes? Qual a utilização desta língua no dia a dia destes falantes? Destacando como o estudo dessa língua se firma enquanto uma ferramenta contra o epistemicídio direcionado aos povos indígenas. Desse modo, o constructo teórico desta pesquisa está alicerçado nos estudos de Labov ([1972] 2008), em relação aos princípios da Sociolinguística Variacionista, e em Freitag (2016) no que se refere aos pressupostos da documentação sociolinguística. Como referência para discutir a implantação da Educação Escolar Indígena e a história dos Povos Potiguaras no município da Baía da Traição, nos ateremos aos estudos de Palitot (2005) e em Savendra e Rosenberg (2021) acerca dos estudos em sociolinguística de contato. Dessa maneira, através de entrevistas sociolinguísticas com professores e alunos da comunidade escolar, averiguamos que o ensino de Tupi se firma enquanto uma ferramenta de manutenção de práticas culturais do povo potiguara, porém, a falta de empenho por parte do poder público dificulta a aplicabilidade desse ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Domingos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Povos indígenas pt_BR
dc.subject Tupi pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.title Um estudo sociolinguístico acerca do ensino de tupi no município da Baía da Traição (PB) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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