Resumo:
Este trabalho se enquadra no contexto das pesquisas da área de ensino de
ciências que defendem a inter-relação entre História e Filosofia da Ciência (HFC) e
Natureza da Ciências (NDC). Nele, buscamos investigar se as discussões da
literatura da área sobre a chamada NDC tiveram reflexos nas intervenções didáticas
implementadas em salas de aula de Física no Brasil. Assim, buscamos investigar se
as intervenções didáticas realizadas entre os anos de 2015 a 2022 que
contextualizam o Ensino de Física através da HFC, o fizeram com o objetivo de
discutir aspectos da NDC e sob qual perspectiva. Para tanto, fizemos uma busca
para localizar os anais dos eventos Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e
Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), no período mencionado,
verificando se as intervenções encontradas demonstraram uma existência de
discussão sobre elementos da NDC e como esses elementos foram examinados em
sala de aula. Em síntese, os resultados dessa pesquisa evidenciam que discussões
da NDC aparecem em intervenções em sala de aula utilizando a HFC, e que outras
perspectivas para além da visão consensual têm sido empregadas para melhorar a
argumentação e a criticidade dos estudantes.
Descrição:
PEREIRA, Antônio Carlos Alves de Sousa. Natureza da ciência na sala de aula: um panorama a partir de trabalhos do SNEF e EPEF. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.