dc.description.abstract |
Tendo em vista que a literatura é uma área produtora de conhecimentos singulares e necessários à sala de aula, pesquisa-se sobre de que modo a literatura afirma sua produção de saberes quando articulada com a ciência e objetiva identificar quais benefícios esta articulação promove ao ensino básico. Para tanto, o trabalho é composto pela discussão da construção de conhecimentos por meio da literatura, assim como discorre a respeito da literatura nos documentos de orientação ao ensino, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta como a articulação entre literatura e ciência pode contribuir para o cenário do ensino básico atual e posteriormente, analisa a obra “O alienista”, de Machado de Assis. Como aporte teórico foram utilizados os estudos de Wellek e Warren (2003), Fontes (2019), Santos (2021), Sawada, Araújo-Jorge e Ferreira (2017), entre outros autores. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, enquanto aos procedimentos técnicos classifica-se como bibliográfica e documental. Conclui-se que a literatura produz conhecimentos interdisciplinares que dialogam com diversas temáticas e perspectivas a respeito da sociedade, ampliando o entendimento a respeito do lugar do indivíduo sobre si e em relação aos demais, contribuindo com ampliação e identificação de uma leitura pelo viés crítico de situações que podem ser decisivas para o ensino e, portanto, se coloca como necessária para uma formação escolar efetiva. |
pt_BR |