UEPB - Repositório Digital

Por uma articulação entre literatura e outras ciências a partir das diretrizes curriculares

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Thais Calixto Felipe de
dc.date.accessioned 2023-07-19T20:38:35Z
dc.date.available 2023-07-19T20:38:35Z
dc.date.issued 2022-11-18
dc.identifier.other CDD 808
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29765
dc.description SOUSA, T. C. F. Por uma articulação entre literatura e outras ciências a partir das diretrizes curriculares. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista que a literatura é uma área produtora de conhecimentos singulares e necessários à sala de aula, pesquisa-se sobre de que modo a literatura afirma sua produção de saberes quando articulada com a ciência e objetiva identificar quais benefícios esta articulação promove ao ensino básico. Para tanto, o trabalho é composto pela discussão da construção de conhecimentos por meio da literatura, assim como discorre a respeito da literatura nos documentos de orientação ao ensino, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta como a articulação entre literatura e ciência pode contribuir para o cenário do ensino básico atual e posteriormente, analisa a obra “O alienista”, de Machado de Assis. Como aporte teórico foram utilizados os estudos de Wellek e Warren (2003), Fontes (2019), Santos (2021), Sawada, Araújo-Jorge e Ferreira (2017), entre outros autores. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, enquanto aos procedimentos técnicos classifica-se como bibliográfica e documental. Conclui-se que a literatura produz conhecimentos interdisciplinares que dialogam com diversas temáticas e perspectivas a respeito da sociedade, ampliando o entendimento a respeito do lugar do indivíduo sobre si e em relação aos demais, contribuindo com ampliação e identificação de uma leitura pelo viés crítico de situações que podem ser decisivas para o ensino e, portanto, se coloca como necessária para uma formação escolar efetiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Luciano Barbosa Justino. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ciência pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Por uma articulação entre literatura e outras ciências a partir das diretrizes curriculares pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta