Resumo:
O presente trabalho, realizado através de um estudo de caso, objetivou analisar as metodologias utilizadas nas aulas de química ministradas a estudantes surdos do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Campina Grande - PB. A escola a qual abrange esse público é a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, local onde foi feita a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, sendo também descritiva, por ter como finalidade fazer uma narrativa das aulas de química a partir da observação das mesmas. Para realização da pesquisa foram assistidas estas aulas lecionadas pela professora de química Auricéia, onde esmiuçou-se técnicas de ensino aplicadas a esse público, tais como: o uso de recursos audiovisuais (vídeos em Libras, imagens, slides, vários lápis de cor no quadro branco para diferenciar os conceitos) que são indispensáveis para a compreensão do conteúdo por estes alunos. Ao final, foi verificado que esta metodologia aplicada com a utilização da Libras para transmitir os conteúdos, onde prioriza a educação bilíngue, foi primordial para uma aprendizagem significativa destes discentes.
Descrição:
GOMES, José Marcos de Oliveira. Educação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de química para alunos surdos. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.