UEPB - Repositório Digital

Educação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de Química para alunos surdos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, José Marcos de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-07-20T12:06:08Z
dc.date.available 2023-07-20T12:06:08Z
dc.date.issued 2023-03-23
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29779
dc.description GOMES, José Marcos de Oliveira. Educação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de química para alunos surdos. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, realizado através de um estudo de caso, objetivou analisar as metodologias utilizadas nas aulas de química ministradas a estudantes surdos do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Campina Grande - PB. A escola a qual abrange esse público é a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, local onde foi feita a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, sendo também descritiva, por ter como finalidade fazer uma narrativa das aulas de química a partir da observação das mesmas. Para realização da pesquisa foram assistidas estas aulas lecionadas pela professora de química Auricéia, onde esmiuçou-se técnicas de ensino aplicadas a esse público, tais como: o uso de recursos audiovisuais (vídeos em Libras, imagens, slides, vários lápis de cor no quadro branco para diferenciar os conceitos) que são indispensáveis para a compreensão do conteúdo por estes alunos. Ao final, foi verificado que esta metodologia aplicada com a utilização da Libras para transmitir os conteúdos, onde prioriza a educação bilíngue, foi primordial para uma aprendizagem significativa destes discentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juracy Régis de Lucena Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Educação bilíngue pt_BR
dc.subject Comunidade surda pt_BR
dc.title Educação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de Química para alunos surdos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta