dc.contributor.author |
Gomes, José Marcos de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-20T12:06:08Z |
|
dc.date.available |
2023-07-20T12:06:08Z |
|
dc.date.issued |
2023-03-23 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29779 |
|
dc.description |
GOMES, José Marcos de Oliveira. Educação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de química para alunos surdos. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho, realizado através de um estudo de caso, objetivou analisar as metodologias utilizadas nas aulas de química ministradas a estudantes surdos do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Campina Grande - PB. A escola a qual abrange esse público é a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, local onde foi feita a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, sendo também descritiva, por ter como finalidade fazer uma narrativa das aulas de química a partir da observação das mesmas. Para realização da pesquisa foram assistidas estas aulas lecionadas pela professora de química Auricéia, onde esmiuçou-se técnicas de ensino aplicadas a esse público, tais como: o uso de recursos audiovisuais (vídeos em Libras, imagens, slides, vários lápis de cor no quadro branco para diferenciar os conceitos) que são indispensáveis para a compreensão do conteúdo por estes alunos. Ao final, foi verificado que esta metodologia aplicada com a utilização da Libras para transmitir os conteúdos, onde prioriza a educação bilíngue, foi primordial para uma aprendizagem significativa destes discentes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Juracy Régis de Lucena Júnior |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Educação bilíngue |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade surda |
pt_BR |
dc.title |
Educação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de Química para alunos surdos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |