dc.description.abstract |
O tema Autismo vem ganhando cada vez mais força no contexto atual como um todo e tem se tornado um assunto muito discutido, principalmente no âmbito educacional, porém ainda é pouco compreendido em todas as esferas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o Transtorno do Espectro do Autismo, suas causas, principais características e os desafios enfrentados no contexto escolar, tanto para as crianças com espectro autista quanto para os/as docentes, além de relatar a necessidade da inclusão das mesmas e a importância da parceria da escola com a família, pois a união dessas duas instituições será fundamental para que esse trabalho triunfe e assim a criança com o diagnóstico de TEA seja beneficiada não só na sua vida escolar. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou como recurso a pesquisa bibliográfica. Dessa forma, percebemos que essa temática é muito significativa e precisa muito ser estudada na Educação, especialmente na Infantil, sendo ela o pilar da vida dos/as pequenos/as. Este estudo será de grande interesse para futuros pedagogos\as e profissionais da área da educação, que ao se depararem com crianças com transtorno do Espectro Autista saberão identificar, orientar a família a buscar intervenções precoces e usar isto a seu favor na hora de trabalhar com essas crianças, tornando assim o trabalho mais fácil para ambas as partes, e igualmente para os pais de crianças com autismo que entendendo seus\suas filhos\as poderão ajudar no processo educacional e desenvolvimento dos\as mesmos\as e para tal nos apoiamos na abordagem de Sita (2020), Whitman (2015), Júnior e Kuczynski (2015), entre outros. |
pt_BR |