UEPB - Repositório Digital

Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios escolares da inclusão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Candido, Renally Oliveira
dc.date.accessioned 2023-07-21T22:11:11Z
dc.date.available 2023-07-21T22:11:11Z
dc.date.issued 2022-11-24
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29842
dc.description CANDIDO, R. O. Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios escolares da inclusão. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O tema Autismo vem ganhando cada vez mais força no contexto atual como um todo e tem se tornado um assunto muito discutido, principalmente no âmbito educacional, porém ainda é pouco compreendido em todas as esferas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o Transtorno do Espectro do Autismo, suas causas, principais características e os desafios enfrentados no contexto escolar, tanto para as crianças com espectro autista quanto para os/as docentes, além de relatar a necessidade da inclusão das mesmas e a importância da parceria da escola com a família, pois a união dessas duas instituições será fundamental para que esse trabalho triunfe e assim a criança com o diagnóstico de TEA seja beneficiada não só na sua vida escolar. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou como recurso a pesquisa bibliográfica. Dessa forma, percebemos que essa temática é muito significativa e precisa muito ser estudada na Educação, especialmente na Infantil, sendo ela o pilar da vida dos/as pequenos/as. Este estudo será de grande interesse para futuros pedagogos\as e profissionais da área da educação, que ao se depararem com crianças com transtorno do Espectro Autista saberão identificar, orientar a família a buscar intervenções precoces e usar isto a seu favor na hora de trabalhar com essas crianças, tornando assim o trabalho mais fácil para ambas as partes, e igualmente para os pais de crianças com autismo que entendendo seus\suas filhos\as poderão ajudar no processo educacional e desenvolvimento dos\as mesmos\as e para tal nos apoiamos na abordagem de Sita (2020), Whitman (2015), Júnior e Kuczynski (2015), entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.subject Relação família-escola pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.title Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios escolares da inclusão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta