UEPB - Repositório Digital

Desafios enfrentados por alunos surdos em matemática na educação de jovens e adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcanti, Mateus de Barros
dc.date.accessioned 2023-08-03T11:43:54Z
dc.date.available 2023-08-03T11:43:54Z
dc.date.issued 2023-03-29
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29993
dc.description CAVALCANTI, Mateus de Barros. Desafios enfrentados no ensino da Matemática para alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso, teve como objetivo geral verificar os desafios relacionados ao ensino da Matemática para alunos surdos, assim como também verificar a relação dos professores com os alunos e suas dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem. Por fim apresentamos algumas alternativas metodológicas que podem vir a auxiliar o professor e os alunos nesse processo. Iniciamos nosso trabalho apresentando um relato histórico da educação dos surdos no mundo, tendo como base a divisão da história utilizada por Karin Strobel (2009). Prosseguimos com a apresentação da ligação que o aluno surdo possuí com a Matemática e algumas dificuldades que os mesmos apresentam, também efetuamos a exposição de alguns sinais e símbolos em Libras que são utilizados na Matemática. Após isso apresentamos o contexto da Educação de Jovens e Adultos na ECI Audiocomunicação de Campina Grande, assim como também os dados obtidos por meio de uma entrevista efetuada junto ao professor de Matemática e alunos da instituição. Os dados obtidos foram animadores e ao mesmo tempo um alerta, apesar dos alunos demonstrarem gostar da disciplina de Matemática e o professor ter o empenho e o conhecimento necessário para a passagem dos conteúdos, notou-se que mesmo assim há grandes dificuldades que envolvem muito mais do que apenas o que é visto em sala de aula, influenciando na aprendizagem dos alunos. Por fim, visando auxiliar tanto o professor como o alunado, foi sugerido algumas alternativas metodológicas que viessem a ajudar todo esse processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Educação de Surdos pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.title Desafios enfrentados por alunos surdos em matemática na educação de jovens e adultos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta