dc.contributor.author |
Cavalcanti, Mateus de Barros |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-03T11:43:54Z |
|
dc.date.available |
2023-08-03T11:43:54Z |
|
dc.date.issued |
2023-03-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29993 |
|
dc.description |
CAVALCANTI, Mateus de Barros. Desafios enfrentados no ensino da Matemática para alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, teve como objetivo geral verificar os desafios relacionados ao ensino da Matemática para alunos surdos, assim como também verificar a relação dos professores com os alunos e suas dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem. Por fim apresentamos algumas alternativas metodológicas que podem vir a auxiliar o professor e os alunos nesse processo. Iniciamos nosso trabalho apresentando um relato histórico da educação dos surdos no mundo, tendo como base a divisão da história utilizada por Karin Strobel (2009). Prosseguimos com a apresentação da ligação que o aluno surdo possuí com a Matemática e algumas dificuldades que os mesmos apresentam, também efetuamos a exposição de alguns sinais e símbolos em Libras que são utilizados na Matemática. Após isso apresentamos o contexto da Educação de Jovens e Adultos na ECI Audiocomunicação de Campina Grande, assim como também os dados obtidos por meio de uma entrevista efetuada junto ao professor de Matemática e alunos da instituição. Os dados obtidos foram animadores e ao mesmo tempo um alerta, apesar dos alunos demonstrarem gostar da disciplina de Matemática e o professor ter o empenho e o conhecimento necessário para a passagem dos conteúdos, notou-se que mesmo assim há grandes dificuldades que envolvem muito mais do que apenas o que é visto em sala de aula, influenciando na aprendizagem dos alunos. Por fim, visando auxiliar tanto o professor como o alunado, foi sugerido algumas alternativas metodológicas que viessem a ajudar todo esse processo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - EJA |
pt_BR |
dc.title |
Desafios enfrentados por alunos surdos em matemática na educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |