Resumo:
As metodologias ativas são ferramentas de ensino essenciais que objetiva os
discentes a aprender de maneira autônoma, com isso, o objetivo geral deste
trabalho foi propor com base em artigos , mensurar o nível de implementação de
metodologias ativas durante a formação inicial dos futuros docentes em Química da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situada na cidade de Campina Grande,
assim investigando a inserção das metodologias ativas no projeto político
pedagógico, avaliando as suas contribuições, refletindo sobre suas práticas
educativas, favorecendo deste modo uma visão crítica dos licenciandos, sobretudo
considerando a relevância da formação inicial no processo de identidade docente.
Para isso, desenvolveu-se a aplicação de formulários e a partir deles os resultados
foram analisados. Como resultado através das análises das questões, os objetivos
alcançados indicam que as metodologias ativas influenciam na formação dos
futuros docentes, bem como a importância de uma formação continuada. Assim
demonstrando que os professores fazem o uso parcial das metodologias ativas e
que a maioria dos professores optam em continuar com métodos tradicionais.
Descrição:
FRANCO, Rodeliano Barbosa. Metodologias ativas no ensino de química: o que dizem os alunos do estágio supervisionado da UEPB?. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2023.