dc.contributor.author |
Franco, Rodeliano Barbosa |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-24T18:04:11Z |
|
dc.date.available |
2023-08-24T18:04:11Z |
|
dc.date.issued |
2023-08-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30081 |
|
dc.description |
FRANCO, Rodeliano Barbosa. Metodologias ativas no ensino de química: o que dizem os alunos do estágio supervisionado da UEPB?. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As metodologias ativas são ferramentas de ensino essenciais que objetiva os
discentes a aprender de maneira autônoma, com isso, o objetivo geral deste
trabalho foi propor com base em artigos , mensurar o nível de implementação de
metodologias ativas durante a formação inicial dos futuros docentes em Química da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situada na cidade de Campina Grande,
assim investigando a inserção das metodologias ativas no projeto político
pedagógico, avaliando as suas contribuições, refletindo sobre suas práticas
educativas, favorecendo deste modo uma visão crítica dos licenciandos, sobretudo
considerando a relevância da formação inicial no processo de identidade docente.
Para isso, desenvolveu-se a aplicação de formulários e a partir deles os resultados
foram analisados. Como resultado através das análises das questões, os objetivos
alcançados indicam que as metodologias ativas influenciam na formação dos
futuros docentes, bem como a importância de uma formação continuada. Assim
demonstrando que os professores fazem o uso parcial das metodologias ativas e
que a maioria dos professores optam em continuar com métodos tradicionais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Rochane Villarim de Almeida |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas no ensino de química: o que dizem os alunos do estágio supervisionado da UEPB? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |