Resumo:
Esta pesquisa é fruto de um trabalho de conclusão de curso cujo objetivo principal foi analisar a produção científica da formação inicial de professores que ensinam matemática na Paraíba, cujo foco temático foi a Etnomatemática. Nesse sentido, nossa intenção foi responder a seguinte questão norteadora: qual o perfil da produção científica nos cursos de licenciatura da Paraíba que formam professores que ensinam matemática em torno do foco temático Etnomatemática. Nossa pesquisa é essencialmente um trabalho de análise documental que se ocupou do mapeamento de Trabalhos de Conclusão de Curso em quatro instituições públicas que ofertam Cursos de Licenciatura para professores que ensinam matemática. Nosso Mapeamento é classificado como horizontal, conforme Biembengut (2008) e adaptado por Cavalcanti (2015). Nele buscamos responder as perguntas: Quem? Quando? Onde? Foram mapeados ao todo 43 trabalhos. Desses, 44,19% estão presentes na Universidade Estadual da Paraíba, 32,56% estão na Universidade Federal da Paraíba, 16,28% estão no Instituto Federal da Paraíba e 6,97% estão na Universidade Federal de Campina Grande. Os trabalhos abordam os mais variados temas; os conhecimentos provenientes do campo, das feiras, das aldeias indígenas, das escolas, sempre em uma perspectiva de valorização de conhecimentos advindos do cotidiano, uma perspectiva Etnomatemática.
Descrição:
LIMA, M. L. S. A etnomatemática como foco de pesquisa na Paraíba: uma análise na formação inicial de professores que ensinam matemática. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.