UEPB - Repositório Digital

Influência dos contextos formativos do professor de matemática para promoção do ensino por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Alexandra Nascimento da Silva
dc.date.accessioned 2023-11-16T13:19:27Z
dc.date.available 2023-11-16T13:19:27Z
dc.date.issued 2022-12-07
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30248
dc.description OLIVEIRA, Alexandra Nascimento da Silva. Influência dos contextos formativos do professor de matemática para promoção do ensino por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ou Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação vivencia nos dias atuais o ápice da inserção das tecnologias no contexto escolar. Mas, para que esse processo aconteça de forma eficaz é necessária uma melhor formação dos educadores. Para isso, se faz necessário a adaptação e inovação dos métodos de ensino para poder alcançar de forma atrativa os estudantes que possuem um alto domínio tecnológico, o que exige dos educadores uma maior proximidade com a cultura digital e suas ferramentas como meio de ensino. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência dos contextos formativos do professor de Matemática para promoção do ensino por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Para alcançamos o objetivo pretendido realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, aplicando um questionário a professores de Matemática. Contamos com a participação de vinte e um professores de Matemática da Educação Básica, da rede pública de ensino da Paraíba. A análise foi realizada fundamentada nos referenciais teóricos adotados e nas nossas interpretações sobre o tema. A partir da análise foi possível observarmos que os contextos formativos dos professores influenciam diretamente em suas metodologias de ensino e que estes nos últimos anos estão cada vez mais inserindo o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a promoção do ensino. Vale salientar que a utilização desta ferramenta ainda é escassa devido à falta não só de formação, mas também de recursos nas escolas, principalmente públicas. É necessário que a evolução digital dentro da Educação Matemática e os impactos gerados nas metodologias de ensino sejam consideradas tanto no contexto de formação inicial como nas formações continuadas para que alcancem as salas de aulas promovendo aprendizagens. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Daiana Estrela Ferreira Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Influência dos contextos formativos do professor de matemática para promoção do ensino por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta