Resumo:
O presente estudo verificou como é apresentada pelos professores a temática álgebra nos anos da educação infantil e ensino fundamental I. Tal suporte foi dado pela a análise dos teóricos: Curi (2004), Cyrino & Oliveira (2011), Libâneo (2004). O estudo foi de cunho quanti-qualitativa, realizou-se com a participação dos docentes de algumas escolas do Brejo Paraibano, profissionais que atuam na área nessa modalidade de ensino. Para obtenção dos dados foi criado e aplicado um questionário de forma presencial, um questionário com viés investigativo, de modo que foi possível analisar como a temática álgebra está sendo trabalhada, quais os conhecimentos que o professor tem em relação a isso, as dificuldades que os mesmos apresentam, e as implicações da não compreensão da linguagem matemática. Nesse sentido, os resultados obtidos durante esse processo foram de extrema importância para entender como os professores trabalham a matemática com foco na álgebra.
Descrição:
SANTOS, Ivanildo Marcolino dos . A temática álgebra e a prática pedagógica do pedagogo. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.