Resumo:
Objetivo: Identificar a utilização dos jogos e brincadeiras como expressão da ludicidade da criança no processo de ensino-aprendizagem da natação. Metodologia: Revisão integrativa com base em dois bancos de dados (Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico) totalizando 14 estudos selecionados após
análise e incorporação de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Ficou evidenciado a importância das brincadeiras e jogos como ferramenta do planejamento pedagógico das aulas de natação, utilizando o aspecto lúdico para desenvolver aulas mais dinâmicas e envolventes, principalmente para os
anos iniciais (3 a 5 anos) onde as crianças estão em fase de desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e com sua personalidade em construção. Conclusão: A ludicidade quando inserida no ensino da natação por meio de jogos e brincadeiras promove a oportunidade das crianças se desafiarem, podendo criar e descobrir
várias possibilidades de realizar movimentos de forma espontânea, o que torna o aspecto lúdico um facilitador capaz de melhorar o processo de desenvolvimento da criança, proporcionando ganhos significativos na condição física, no desenvolvimento psicomotor, na socialização e na formação de um futuro cidadão
crítico e autônomo.
Descrição:
LIMA, Gabriel Figueiredo. Jogos e brincadeiras como expressão da ludicidade através da natação infantil: uma revisão integrativa. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2023.