UEPB - Repositório Digital

Ensino-aprendizagem do Binômio de Newton no ensino médio na cidade de Prata-PB: dificuldades, livros didáticos, reflexões e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Hélen Cristina Lima
dc.date.accessioned 2023-12-09T16:08:35Z
dc.date.available 2023-12-09T16:08:35Z
dc.date.issued 2023-11-16
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30500
dc.description SILVA, Hélen Cristina Lima. Ensino-aprendizagem do Binômio de Newton no Ensino Médio da cidade de Prata-PB: dificuldades, livros didáticos, reflexões e possibilidades. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Esse estudo partiu da percepção de dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem do Binômio de Newton no Ensino Médio na cidade de Prata-PB em intervenções ocorridas durante o Estágio Supervisionado. Refletindo sobre tais dificuldades, envolvemo-nos na tentativa de compreender a situação presenciada, para que pudéssemos pensar possibilidades alternativas para contribuir com tal realidade. Para isso, foi realizada uma investigação do tipo qualitativa e de campo, utilizando-se de recursos tais como revisões, análises e questionários. Em um primeiro momento foi realizada uma revisão de literatura para encontrarmos o que estava sendo discutido acerca do tema, na sequência realizamos uma pesquisa bibliográfica, encontrando-nos com os autores Antônio Pinheiro de Araujo (1992), Gert Schubring (2003) e João Bosco Pitombeira de Carvalho (2008), à luz dos quais realizamos uma análise nos livros didáticos, Matemática: Contexto e Aplicações e Novo Olhar: Matemática, da escola campo de estágio. Por fim, a partir de uma pesquisa de campo procuramos compreender mais inteiramente a realidade percebida anteriormente durante o Estágio Supervisionado, para que pudéssemos discorrer acerca de possibilidades para contribuir com a superação de dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem do Binômio de Newton. Inicialmente, olhávamos para as dificuldades dos alunos durante as aulas de intervenção do Estágio Supervisionado, quando percebemos que tais dificuldades talvez pudessem estar relacionadas, também, com a ausência do livro didático. Os resultados obtidos apontam que há forte ausência do livro didático na sala de aula de matemática Partindo desses resultados alcançados procuramos tecer reflexões e melhoramentos no que se refere ao ensino-aprendizagem do Binômio de Newton, bem como de Matemática, enfatizando para isso, a importância do livro didático e alternativas metodológicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Flávia Aparecida Bezerra da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Binômio de Newton pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado (Curso de Matemática) pt_BR
dc.title Ensino-aprendizagem do Binômio de Newton no ensino médio na cidade de Prata-PB: dificuldades, livros didáticos, reflexões e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta