Resumo:
O aumento na produção de alimentos agroecológicos, tanto no Brasil quanto globalmente, é impulsionado pela crescente demanda dos consumidores urbanos, conscientização ambiental e preocupações com a saúde. A perspectiva de mercado indica uma expansão nas vendas, saindo do nicho e alcançando diversos segmentos, como feiras livres, supermercados e entregas domiciliares. A compreensão da diversidade dos sistemas de produção e do perfil do consumidor é crucial para a formulação de políticas públicas que fortaleçam a produção e o consumo de alimentos agroecológicos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o perfil do consumidor de alimentos orgânicos e agroecológicos, buscando identificar que fatores contribuem para compra desse tipo de produto. A pesquisa foi realizada na Feira Agroecológica da Estação Velha, no município de Campina Grande-PB, entre os meses de julho e outubro de 2023. A metodologia classificou-se como quali-quantitativa de cunho descritivo, utilizando-se de observação da dinâmica da feira e com aplicação de formulário semiestruturado a partir de uma amostra probabilística simples com 30 consumidores. Os resultados revelaram que os consumidores pesquisados são assíduos e bem informados sobre causas ambientais, destacando-se como um consumidor engajado, consciente ambientalmente, tendo preferência por alimentos saudáveis e vínculos significativos com produtores locais em Campina Grande.
Descrição:
MARIANO, John Nicollas Almeida. Perfil e preferências dos consumidores de produtos orgânicos e agroecológicos: Um estudo da feira da Estação Velha de Campina Grande - PB. 2023. 47f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2023.