dc.description.abstract |
Nesta pesquisa, objetivou-se identificar quais as principais temáticas tratadas nos trabalhos apresentados nas duas últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM (edição 2019 e 2022) acerca da Resolução de Problemas, bem como quais os principais referenciais utilizados nos trabalhos publicados nessas edições. Destacamos que, atualmente, a Resolução de Problemas tem avançado em outras perspectivas, com ênfase na exploração, proposição e formulação/reformulação de problemas; desta forma, estas perspectivas também serão itens tratados neste trabalho. Para fundamentar o estudo, apoiamo-nos em Onuchic (1999), Meneghelli et al. (2018), Vallim, Reis e Zuffi (2007), Possamai e Allevato (2022), entre
outros. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, com técnica de pesquisa bibliográfica. A coleta dos trabalhos ocorreu a partir de buscas nos anais do evento, no site Even3, referente aos trabalhos de 2022 e no site da SBEM-MT referente ao ano de 2019. Obtivemos um total de 195 trabalhos, dos quais foram utilizados 98 trabalhos que tratavam diretamente da resolução de problemas, independente do viés (sobre, para, através/via). Os principais referenciais utilizados nos trabalhos foram a obra de George Pólya (o livro A Arte de Resolver Problemas), que teve influência direta no desenvolvimento da
resolução de problemas e os trabalhos da professora e pesquisadora brasileira Lourdes de la Rosa Onuchic (bem como os artigos em retirar coautoria com Norma Suely Gomes Allevato), que se destacam como uma das principais referências utilizadas. |
pt_BR |