Resumo:
Em administração valoriza-se a máxima eficiência e eficácia dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Sendo assim, este trabalho buscou analisar qual a relação entre a estrutura burocrática e a celeridade dos processos de compra da DPU-CG, abordando os conceitos de administração pública, da teoria da burocracia e dos processos de compras. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem descritiva e qualitativa, tendo como método de pesquisa o estudo de caso. Para o alcance do objetivo proposto foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores da divisão administrativa da unidade, tratados através da análise de conteúdo. Desta maneira, quanto aos resultados, descreveu-se a estrutura da organização e detalhou-se o processo de compras analisando todas as suas implicações e variáveis, demonstrando que o excesso de regulamentos e papelório, e a falta de conhecimento técnico dos agentes são um dos fatores conflitantes para a agilidade dos processos de compras da DPU-CG. Assim, pôde-se compreender o porquê da vagarosidade dos processos de compras.
Descrição:
França Júnior, Manoel de. Estrutura organizacional, burocratização e compras: um estudo de caso na Defensoria Pública da União em Campina Grade - PB. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.