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A presente pesquisa buscou analisar, os processos de resolução utilizados pelos alunos em atividades que remetem à Álgebra, a fim de perceber a possibilidade de redefinir os erros para produzir conhecimento nos alunos. Em complemento à isto, buscamos identificar como os alunos reagem frente às atividades propostas - interesse, diálogos, tentativa e, estratégias, e perceber onde apresentaram maiores fragilidades para adaptar as futuras aulas ministradas. Para tanto, foram utilizados alguns métodos baseados no conceito de pesquisa qualitativa, com a intervenção em aulas de Matemática em uma Turma do 9º Ano de uma escola municipal
localizada na cidade de Camalaú-PB. Os resultados apontaram que os alunos, mesmo em nível de conclusão do Ensino Fundamental, apresentam sérias fragilidades em relação ao desenvolvimento de expressões generalizadas a partir da linguagem algébrica, além de consideráveis dificuldades na interpretação dos enunciados. Contudo, permitiu identificar que a análise dos erros pode ser uma ferramenta valiosa para os professores no planejamento de suas ações, pois possibilita adaptar o ensino de forma mais direcionada, a fim de potencializar o entendimento acerca dos objetos de aprendizagem estudados. |
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