UEPB - Repositório Digital

Análise de erros enquanto metodologia para ensinar matemática: uma experiência com alunos de uma turma do 9º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Welton Gaspar da
dc.date.accessioned 2023-12-13T17:42:01Z
dc.date.available 2023-12-13T17:42:01Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30632
dc.description SILVA, W. G. Análise de erros enquanto metodologia para ensinar matemática: uma experiência com alunos de uma turma do 9º ano. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa buscou analisar, os processos de resolução utilizados pelos alunos em atividades que remetem à Álgebra, a fim de perceber a possibilidade de redefinir os erros para produzir conhecimento nos alunos. Em complemento à isto, buscamos identificar como os alunos reagem frente às atividades propostas - interesse, diálogos, tentativa e, estratégias, e perceber onde apresentaram maiores fragilidades para adaptar as futuras aulas ministradas. Para tanto, foram utilizados alguns métodos baseados no conceito de pesquisa qualitativa, com a intervenção em aulas de Matemática em uma Turma do 9º Ano de uma escola municipal localizada na cidade de Camalaú-PB. Os resultados apontaram que os alunos, mesmo em nível de conclusão do Ensino Fundamental, apresentam sérias fragilidades em relação ao desenvolvimento de expressões generalizadas a partir da linguagem algébrica, além de consideráveis dificuldades na interpretação dos enunciados. Contudo, permitiu identificar que a análise dos erros pode ser uma ferramenta valiosa para os professores no planejamento de suas ações, pois possibilita adaptar o ensino de forma mais direcionada, a fim de potencializar o entendimento acerca dos objetos de aprendizagem estudados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Álgebra pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title Análise de erros enquanto metodologia para ensinar matemática: uma experiência com alunos de uma turma do 9º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta