dc.contributor.author |
Santos, Jaciara Inamara de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-15T19:45:39Z |
|
dc.date.available |
2023-12-15T19:45:39Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30720 |
|
dc.description |
SANTOS, J. I. S. Revisitando as operações fundamentais da aritmética: uma experiência para inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista numa turma de 8º ano. 2023. 33 f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa norteada pelo seguinte problema: o trabalho em dupla, a utilização de materiais didáticos manipuláveis e tarefas ilustrativas apresentam potencial para o estudo das operações básicas da aritmética por um aluno diagnosticado com TEA? Cujo objetivo foi experimentar uma prática de possível inclusão para alunos com diagnóstico de TEA, pois a presença de alunos com esse diagnóstico vem sendo cada vez mais recorrente nas escolas e, por isso, é necessário pensar em ações que possam contribuir para sua inclusão nas aulas de Matemática. Para tanto, a experiência ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental II, situada na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro – PB e especificamente no 8º Ano, por haver um aluno com o referido diagnóstico. Os resultados apontaram para que pudemos perceber que utilizar os materiais manipuláveis foi de suma importância para nosso trabalho, pois o aluno autista consegue interagir melhor, fator muito importante, dado que existe uma dificuldade maior por parte deles no processo de interação e comunicação. Assim, a depender do nível do TEA apresentado pelo aluno e da sua aceitação para o desenvolvimento das atividades, o uso de materiais didáticos manipuláveis, o trabalho interativo e as atividades ilustrativas podem ser estratégias interessantes para sua participação e consequente inclusão nas aulas de Matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.title |
Revisitando as operações fundamentais da aritmética: uma experiência para inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista numa turma de 8º ano |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |