UEPB - Repositório Digital

Revisitando as operações fundamentais da aritmética: uma experiência para inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista numa turma de 8º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Jaciara Inamara de Souza
dc.date.accessioned 2023-12-15T19:45:39Z
dc.date.available 2023-12-15T19:45:39Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30720
dc.description SANTOS, J. I. S. Revisitando as operações fundamentais da aritmética: uma experiência para inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista numa turma de 8º ano. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata-se de uma pesquisa norteada pelo seguinte problema: o trabalho em dupla, a utilização de materiais didáticos manipuláveis e tarefas ilustrativas apresentam potencial para o estudo das operações básicas da aritmética por um aluno diagnosticado com TEA? Cujo objetivo foi experimentar uma prática de possível inclusão para alunos com diagnóstico de TEA, pois a presença de alunos com esse diagnóstico vem sendo cada vez mais recorrente nas escolas e, por isso, é necessário pensar em ações que possam contribuir para sua inclusão nas aulas de Matemática. Para tanto, a experiência ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental II, situada na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro – PB e especificamente no 8º Ano, por haver um aluno com o referido diagnóstico. Os resultados apontaram para que pudemos perceber que utilizar os materiais manipuláveis foi de suma importância para nosso trabalho, pois o aluno autista consegue interagir melhor, fator muito importante, dado que existe uma dificuldade maior por parte deles no processo de interação e comunicação. Assim, a depender do nível do TEA apresentado pelo aluno e da sua aceitação para o desenvolvimento das atividades, o uso de materiais didáticos manipuláveis, o trabalho interativo e as atividades ilustrativas podem ser estratégias interessantes para sua participação e consequente inclusão nas aulas de Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista (TEA) pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title Revisitando as operações fundamentais da aritmética: uma experiência para inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista numa turma de 8º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta