Resumo:
O desenvolvimento motor beneficia os indivíduos na execução de atividades diárias.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo diagnosticado com frequência
em crianças, devido aos avanços nos estudos e conhecimento por parte da
população sobre o assunto. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que
afeta o desenvolvimento cognitivo, motor e da comunicação social do indivíduo. A
educação física melhora esses aspectos que são bastante afetados, tendo em vista
que promove benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo, sem contar com a
comunicação, pois permite as interações sociais durante as aulas fazendo os
indivíduos serem mais sociáveis. A pesquisa de campo na EMEF Dom Manuel
Palmeira da Rocha teve como objetivo observar e comparar o desenvolvimento
motor das crianças típicas e das atípicas que possuem TEA para mostrar a
importância de trabalharmos de maneira mais atenciosa e includente para com esses
indivíduos que muitas vezes são excluídos das aulas por conta do transtorno e
limitações que possuem. Com a concretização dos testes às crianças típicas
adquiriram uma média de acertos de 1,83 para sim e 0,66 para não, enquanto que as
crianças atípicas que possuem TEA obtiveram uma média de 0,5 para sim e 2 para
não. Percebe-se o quanto esses estudos contribuem positivamente para a
sociedade, levando a enxergarmos as situações de forma mais empática
ocasionando uma ruptura de estigmas.
Descrição:
OLIVEIRA, Brenda Ismirna Calixto de. Estudo comparativo do desenvolvimento motor em crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças típicas na faixa etária de 7 à 10 anos da EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha da cidade de Esperança-PB. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.