UEPB - Repositório Digital

Estudo comparativo do desenvolvimento motor em crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças típicas na faixa etária de 7 à 10 anos da EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha da cidade de Esperança-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Brenda Ismirna Calixto de
dc.date.accessioned 2023-12-18T12:48:30Z
dc.date.available 2023-12-18T12:48:30Z
dc.date.issued 2023-06-27
dc.identifier.other CDD 613.704 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30728
dc.description OLIVEIRA, Brenda Ismirna Calixto de. Estudo comparativo do desenvolvimento motor em crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças típicas na faixa etária de 7 à 10 anos da EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha da cidade de Esperança-PB. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento motor beneficia os indivíduos na execução de atividades diárias. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo diagnosticado com frequência em crianças, devido aos avanços nos estudos e conhecimento por parte da população sobre o assunto. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o desenvolvimento cognitivo, motor e da comunicação social do indivíduo. A educação física melhora esses aspectos que são bastante afetados, tendo em vista que promove benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo, sem contar com a comunicação, pois permite as interações sociais durante as aulas fazendo os indivíduos serem mais sociáveis. A pesquisa de campo na EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha teve como objetivo observar e comparar o desenvolvimento motor das crianças típicas e das atípicas que possuem TEA para mostrar a importância de trabalharmos de maneira mais atenciosa e includente para com esses indivíduos que muitas vezes são excluídos das aulas por conta do transtorno e limitações que possuem. Com a concretização dos testes às crianças típicas adquiriram uma média de acertos de 1,83 para sim e 0,66 para não, enquanto que as crianças atípicas que possuem TEA obtiveram uma média de 0,5 para sim e 2 para não. Percebe-se o quanto esses estudos contribuem positivamente para a sociedade, levando a enxergarmos as situações de forma mais empática ocasionando uma ruptura de estigmas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador(a): Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Espectro autista pt_BR
dc.subject Neurodesenvolvimento pt_BR
dc.subject Avaliação motora pt_BR
dc.subject Desenvolvimento motor pt_BR
dc.title Estudo comparativo do desenvolvimento motor em crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças típicas na faixa etária de 7 à 10 anos da EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha da cidade de Esperança-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta