Resumo:
A ansiedade e a depressão são transtornos que podem surgir em qualquer estágio
da vida. Quando um indivíduo entra no ensino superior, além de ser um dos
momentos mais importantes da carreira profissional, acaba-se gerando diversas
mudanças no comportamento e estilo de vida e assim vão surgindo consequências,
como: alterações específicas de rotina, redução dos níveis de atividade física e
pouco tempo livre para vida social e lazer. Os desafios psicológicos que se
manifestam em várias esferas da vida do estudante abrangem aspectos físicos,
sociais, emocionais, cognitivos e o desempenho acadêmico. O objetivo desse
estudo foi avaliar a prevalência de ansiedade e depressão, o nível de atividade física
e a qualidade de vida em estudantes de licenciatura e bacharelado em educação
física. Foi aplicado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-versão
curta), o Questionário de Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (Escala HAD)
e o Questionário WHOQOL-bref (abreviado) em cento e vinte acadêmicos do curso
de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - PB. Podemos observar
que o estudo mostrou a prevalência de ansiedade e depressão nos estudantes do
curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da UEPB, constatando um
nível maior de ansiedade comparado a depressão. Considerando os estudantes
muito ativos ou ativos, esses apresentaram menor prevalência de ansiedade e
depressão em relação aos irregularmente ativos e sedentários. Quanto à qualidade
de vida dos estudantes, o domínio da relação social apresentou um melhor escore
enquanto o domínio físico o menor, porém, todos acima de 50% de 100% que
refere-se ao escore total.
Descrição:
ARAÚJO, Myrella. Prevalência de ansiedade e depressão, nível de atividade física e qualidade de vida em estudantes de Educação Física da UEPB. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.