Resumo:
Esse estudo teve como objetivo central identificar os apontamentos pedagógicos e/ou
procedimentos metodológicos sobre o trato das danças na escola com a temática gênero,
considerando estudos desenvolvidos e publicados. Quanto aos objetivos específicos:
aproximar os possíveis apontamentos pedagógicos para o campo da Educação Física escolar,
especificamente na unidade temática danças, bem como, apontar a temática gênero como
objeto de ensino nas aulas de danças. Trata-se de uma revisão integrativa, sendo realizada
através de um levantamento de dados do portal periódico da CAPES e SciELO. Foram
selecionadas seis referências para análise, ressaltando os critérios de inclusão e exclusão e
procedimento de seleção preestabelecido. O estudo apresenta como principais resultados: a
recorrência das danças de salão como objeto de ensino mais abordado para o trato de gênero
na escola de educação básica, a dimensão do ensino das danças através da dimensão de
conhecimento atitudinal abrangendo possibilidades de debates, no uso das tecnologias da
informação e comunicação (TICs). Para o estudo, o ensino da cultura ballroom deve ser
compreendida no âmbito das danças urbanas (voguing), de forma a ampliar o conhecimento
dos estudantes sobre danças, multiculturalismo e gênero. A pesquisa sugere a investigação do
objeto de estudo em artigos escritos em outras línguas, no sentido de fortalecer apontamentos
e reflexões para o trato da unidade temática danças e gênero na Educação Física escolar.
Descrição:
CÂNDIDO, Thalia. O trato da temática gênero no ensino das danças na educação física escolar: uma revisão integrativa. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.