UEPB - Repositório Digital

O trato da temática gênero no ensino das danças na educação física escolar: uma revisão integrativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Thalia Cândido dos
dc.date.accessioned 2023-12-21T11:51:50Z
dc.date.available 2023-12-21T11:51:50Z
dc.date.issued 2023-11-29
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30862
dc.description CÂNDIDO, Thalia. O trato da temática gênero no ensino das danças na educação física escolar: uma revisão integrativa. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Esse estudo teve como objetivo central identificar os apontamentos pedagógicos e/ou procedimentos metodológicos sobre o trato das danças na escola com a temática gênero, considerando estudos desenvolvidos e publicados. Quanto aos objetivos específicos: aproximar os possíveis apontamentos pedagógicos para o campo da Educação Física escolar, especificamente na unidade temática danças, bem como, apontar a temática gênero como objeto de ensino nas aulas de danças. Trata-se de uma revisão integrativa, sendo realizada através de um levantamento de dados do portal periódico da CAPES e SciELO. Foram selecionadas seis referências para análise, ressaltando os critérios de inclusão e exclusão e procedimento de seleção preestabelecido. O estudo apresenta como principais resultados: a recorrência das danças de salão como objeto de ensino mais abordado para o trato de gênero na escola de educação básica, a dimensão do ensino das danças através da dimensão de conhecimento atitudinal abrangendo possibilidades de debates, no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Para o estudo, o ensino da cultura ballroom deve ser compreendida no âmbito das danças urbanas (voguing), de forma a ampliar o conhecimento dos estudantes sobre danças, multiculturalismo e gênero. A pesquisa sugere a investigação do objeto de estudo em artigos escritos em outras línguas, no sentido de fortalecer apontamentos e reflexões para o trato da unidade temática danças e gênero na Educação Física escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.title O trato da temática gênero no ensino das danças na educação física escolar: uma revisão integrativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta