UEPB - Repositório Digital

Estudo sobre erros na resolução de equações do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Lucas Eduardo dos Santos Silva
dc.date.accessioned 2023-12-21T11:55:56Z
dc.date.available 2023-12-21T11:55:56Z
dc.date.issued 2023-11-29
dc.identifier.other CDD 327.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30863
dc.description SOUZA, Lucas. Estudo sobre erros na resolução de equações do segundo grau no 9º Ano do ensino fundamental. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023 pt_BR
dc.description.abstract Apesar dos grandes esforços que têm sido realizados pelos professores e pesquisadores no ensino e aprendizagem da Matemática, mais especificamente no estudo das equações do 2º grau, os alunos continuam cometendo erros ao efetuarem resoluções para as mesmas na tentativa de solucioná-las. Desse modo, a presente pesquisa visa realizar uma verificação e discussão dos erros na resolução das equações do 2º grau, a qual é apresentada no 9º Ano do Ensino Fundamental de uma forma mais aprofundada. Nosso principal questionamento: O que tem levado muitos dos alunos do 9º Ano a cometerem erros ao traçarem soluções para as equações do 2º grau? Assim sendo, procuramos relatar um pouco sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, em seguida, fazemos uma abordagem histórica até os dias atuais para entender a equação quadrática e, logo após, mostramos algumas aplicações como também, apresentamos alguns pensamentos de autores que nos darão base para tratar os possíveis erros dos alunos, mostrando assim a relevância do ensino a partir dos erros. Aplicamos um questionário para gerar os dados da pesquisa, realizamos as discussões dos dados coletados junto aos alunos do 9° Ano da Escola Municipal de Ensino F. Abel Barbosa Silva, onde pudemos perceber as principais dificuldades encontradas, dentre elas: a falta de conhecimentos prévios, compromisso e reponsabilidade dos alunos com sua aprendizagem, a compreensão dos valores presentes nas equações e de reconhecer os polinômios em sua forma fatorada. Por fim, trouxemos as considerações finais juntamente com algumas observações acerca da contribuição que a verificação de erros tem no ensino e aprendizagem, onde foi percebido que aprendizagem a partir dos erros ajuda o educando a enxergar onde o erro foi cometido e corrigi-lo, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de trazer um feedback tanto para o aluno quanto ao professor no desenvolvimento de suas atividades laborais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Erros matemáticos pt_BR
dc.subject Equações do segundo grau pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title Estudo sobre erros na resolução de equações do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta