UEPB - Repositório Digital

Tecituras do fazer docente: experiências e contribuições da especialização em Educação Física escolar (UEPB/DEF)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Macena, Roberta Luciana de
dc.date.accessioned 2023-12-21T13:23:10Z
dc.date.available 2023-12-21T13:23:10Z
dc.date.issued 2023-06-12
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30884
dc.description MACENA, Roberta. Tecituras do fazer docente: experiências e contribuições do curso de especialização em Educação Física escolar (UEPB/DEF). 2023. 37 p. Monografia (Especialização em Educação Física escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo entrelaça uma seleção de fios que contribuíram para a construção da minha identidade docente e discute sobre as contribuições da pós-graduação na minha prática enquanto professora de Educação Física escolar da rede pública de ensino, com o objetivo de refletir, a partir do método narrativo, sobre experiências de práticas pedagógicas da/na Educação Física escolar, em diálogo com contribuições formativas do curso de especialização em Educação Física Escolar da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, em que os dois principais fios foram o da especialização em Educação Física Escolar e o da minha prática docente, fios estes que dialogam com as vivências trazidas desde a infância. A análise dos dados foi de cunho crítico-reflexivo e interpretativo, com base nas memórias e na leitura do diário de campo e amparou-se, também, em uma perspectiva dialógica do discurso, que enfatiza a importância do saber da experiência enquanto ato responsável e responsivo. Os resultados apresentados versam sobre saberes vivenciados durante os módulos da especialização e que se fizeram presentes na minha prática docente durante o espaço temporal do curso, a exemplo da mostra de conhecimentos sobre/através do corpo, que teve o objetivo de disseminar as possibilidades de intervenções por meio das aulas de Educação Física e diminuir os preconceitos que são direcionados à essa disciplina. Através desse estudo foi possível concluir que, por meio do movimento de reflexão, é possível vislumbrar novas possibilidades de atuação e disseminar uma cultura de responsabilidade no âmbito da educação, e que a pesquisa narrativa pode ser uma grande aliada para disseminar esses saberes, tendo em vista que, esse tipo de escrita traz um conhecimento singular, resultado de um processo dialógico de ressignificação do fazer docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Daniel Batista Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Especialização pt_BR
dc.title Tecituras do fazer docente: experiências e contribuições da especialização em Educação Física escolar (UEPB/DEF) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta