Resumo:
O presente estudo entrelaça uma seleção de fios que contribuíram para a construção
da minha identidade docente e discute sobre as contribuições da pós-graduação na
minha prática enquanto professora de Educação Física escolar da rede pública de
ensino, com o objetivo de refletir, a partir do método narrativo, sobre experiências de
práticas pedagógicas da/na Educação Física escolar, em diálogo com contribuições
formativas do curso de especialização em Educação Física Escolar da Universidade
Estadual da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa,
em que os dois principais fios foram o da especialização em Educação Física Escolar
e o da minha prática docente, fios estes que dialogam com as vivências trazidas desde
a infância. A análise dos dados foi de cunho crítico-reflexivo e interpretativo, com base
nas memórias e na leitura do diário de campo e amparou-se, também, em uma
perspectiva dialógica do discurso, que enfatiza a importância do saber da experiência
enquanto ato responsável e responsivo. Os resultados apresentados versam sobre
saberes vivenciados durante os módulos da especialização e que se fizeram
presentes na minha prática docente durante o espaço temporal do curso, a exemplo
da mostra de conhecimentos sobre/através do corpo, que teve o objetivo de
disseminar as possibilidades de intervenções por meio das aulas de Educação Física
e diminuir os preconceitos que são direcionados à essa disciplina. Através desse
estudo foi possível concluir que, por meio do movimento de reflexão, é possível
vislumbrar novas possibilidades de atuação e disseminar uma cultura de
responsabilidade no âmbito da educação, e que a pesquisa narrativa pode ser uma
grande aliada para disseminar esses saberes, tendo em vista que, esse tipo de escrita
traz um conhecimento singular, resultado de um processo dialógico de ressignificação
do fazer docente.
Descrição:
MACENA, Roberta. Tecituras do fazer docente: experiências e contribuições do curso de especialização em Educação Física escolar (UEPB/DEF). 2023. 37 p. Monografia (Especialização em Educação Física escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.