UEPB - Repositório Digital

Plantas medicinais como tema gerador no ensino de funções oxigenadas durante a pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vasconcelos, Yuri Aniel dos Santos
dc.date.accessioned 2023-12-22T11:02:05Z
dc.date.available 2023-12-22T11:02:05Z
dc.date.issued 2022-12-02
dc.identifier.other CDD 547
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30897
dc.description VASCONCELOS, Yuri Aniel dos Santos. Plantas medicinais como tema gerador no ensino de funções oxigenadas durante a pandemia. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O uso de temas geradores tem como princípio a contextualização, ou seja, de um assunto presente no cotidiano dos discentes e do educador, diante disto as plantas medicinais é uma temática bastante presente no cotidiano das pessoas, logo podem ser utilizadas como um tema gerador visando assim, amenizar os danos causados a educação durante o ensino remoto causado pela pandemia da covid-19. Pensando nisto o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática para contextualizar o ensino remoto de funções orgânicas tendo como público alvo alunos do o último ano do ensino médio de uma escola pública, utilizando-se das plantas medicinais como uma abordagem temática. A execução da proposta foi conduzida via google meet onde inicialmente foi aplicado um questionário a fim de coletar dados do conhecimento prévio dos alunos sobre plantas medicinais. A partir destas informações foram desenvolvidas oficina temáticas de funções orgânicas tomando como eixo as plantas medicinais, já conhecidas pelos alunos, e os seus princípios ativos, ao fim das oficinas foram aplicados quizzes avaliativos verificando uma evolução significativa do aprendizado dos alunos sobre o tema. Ao final do desenvolvimento de toda a sequência didática proposta, realizou-se a aplicação de um questionário de avaliação da metodologia utilizada, a qual foi avaliada positivamente por mais de 90% da turma. A proposta tornou o aprendizado de Química orgânica ainda mais empolgante, contextualizado e interdisciplinar, onde 92% da turma respondeu de forma positiva a metodologia aplicada, minimizando assim os danos causados ao ensino de ciências num contexto de carga horaria reduzida e ensino remoto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Maria da Conceição de Menezes Torres (Orientadora) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Plantas medicinais pt_BR
dc.subject Funções orgânicas pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Química orgânica pt_BR
dc.title Plantas medicinais como tema gerador no ensino de funções oxigenadas durante a pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta