Resumo:
O uso de temas geradores tem como princípio a contextualização, ou seja, de um assunto
presente no cotidiano dos discentes e do educador, diante disto as plantas medicinais é uma
temática bastante presente no cotidiano das pessoas, logo podem ser utilizadas como um tema
gerador visando assim, amenizar os danos causados a educação durante o ensino remoto
causado pela pandemia da covid-19. Pensando nisto o presente trabalho teve como objetivo
desenvolver uma sequência didática para contextualizar o ensino remoto de funções orgânicas
tendo como público alvo alunos do o último ano do ensino médio de uma escola pública,
utilizando-se das plantas medicinais como uma abordagem temática. A execução da proposta
foi conduzida via google meet onde inicialmente foi aplicado um questionário a fim de coletar
dados do conhecimento prévio dos alunos sobre plantas medicinais. A partir destas
informações foram desenvolvidas oficina temáticas de funções orgânicas tomando como eixo
as plantas medicinais, já conhecidas pelos alunos, e os seus princípios ativos, ao fim das
oficinas foram aplicados quizzes avaliativos verificando uma evolução significativa do
aprendizado dos alunos sobre o tema. Ao final do desenvolvimento de toda a sequência
didática proposta, realizou-se a aplicação de um questionário de avaliação da metodologia
utilizada, a qual foi avaliada positivamente por mais de 90% da turma. A proposta tornou o
aprendizado de Química orgânica ainda mais empolgante, contextualizado e interdisciplinar,
onde 92% da turma respondeu de forma positiva a metodologia aplicada, minimizando assim
os danos causados ao ensino de ciências num contexto de carga horaria reduzida e ensino
remoto.
Descrição:
VASCONCELOS, Yuri Aniel dos Santos. Plantas medicinais como tema gerador no ensino de funções oxigenadas durante a pandemia. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.