Resumo:
Este artigo é uma investigação bibliográfica e documental que tem como objetivo
apresentar alguns conceitos atuais sobre as metodologias ativas e as Tecnologias
da Informação e Comunicação, como também destacar a importância do uso delas
durante o período pandêmico, identificar prováveis dificuldades enfrentadas pelos
professores ao manusearem essas ferramentas e refletir sobre as possíveis adversi-
dades encontradas no processo de ensino aprendizagem dos professores na sala de
aula. Durante a exploração bibliográfica foi possível observar como diversos autores
tratam o tema sob diferentes enfoques e aspectos, dentre eles Catanante, Campos e
Loiola (2020), Sousa, Moita e Carvalho (2011), Bacich e Moran (2018). A temática
desta pesquisa é de grande importância para a identificação e superação das difi-
culdades do ensino remoto durante este período; observou-se que os desafios maio-
res a serem vencidos foram a desmotivação dos alunos, a falta da relação/interação
entre professor-aluno, a ausência de acompanhamento dos pais, a adaptação ao
uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e fatores socioeconômicos.
Descrição:
PEREIRA, Viviane Rufino. O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas remotas de ciências naturais durante o período pandêmico da COVID-19. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande 2023.