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Gamificação/jogo no processo avaliativo da aprendizagem dos conceitos das quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão)

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dc.contributor.author Silva, Luiz Hebert Delferreira e
dc.date.accessioned 2024-01-04T10:57:57Z
dc.date.available 2024-01-04T10:57:57Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30930
dc.description SILVA, Luiz Hébert Delferreira e. Gamificação/Jogo no processo de avaliativo da aprendizagem dos conceitos das quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão). 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Nas pesquisas em educação/ensino de matemática, a avaliação da aprendizagem dos conceitos dos conteúdos das operações aritméticas (soma, subtração, multiplicação e divisão) de matemática, muitas vezes é percebida como um desafio por muitos estudantes da educação básica. A complexidade das avaliações da aprendizagem, como “prova” tradicionais ou testes, entre outros, podem intimidar o estudante criando barreiras no processo da avaliação da aprendizagem. Nesse cenário, podemos utilizar a gamificação no processo da avaliação da aprendizagem dos conceitos das quatros operações aritméticas, saindo assim de um ambiente tradicional e introduzindo o estudante em um ambiente de jogos. Este estudo tem uma metodologia e uma abordagem qualitativa e quantitativa, atrelada na integração do jogo/gamificação, explorando a aplicação dessa ferramenta educacional no processo da avaliação. Onde, o público alvo desta pesquisa são os estudantes do 7º ano do ensino fundamental, da rede pública estadual da Paraíba, localizada no município de Campina Grande. O objetivo central/geral é transformar a gamificação como recurso pedagógico no processo da avaliação da aprendizagem dos conceitos das quatro operações aritméticas da matemática. Contudo, transformando as avaliações de matemática estimulante e dinâmica, onde os estudantes não apenas são avaliados, mas também se divertem enquanto dominam as quatro operações básicas da matemática. Assim, desvendará o potencial da gamificação como uma ferramenta educacional no processo da avaliação, transformando a maneira como os alunos percebem e absorvem matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Josevandro Barros Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.title Gamificação/jogo no processo avaliativo da aprendizagem dos conceitos das quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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