Resumo:
O objetivo do presente estudo foi revisar integralmente os resultados de estudos de intervenções que tenham utilizado os jogos para contribuir para a competência motora de criança na primeira infância. Foram utilizadas as bases de dados PubMed e Eric usando como descritores os termos “motor competence”, “games” e “physical education”, buscando estudos originais de 2017 a 2023, com textos completos e disponíveis nos idiomas português e inglês, que avaliaram os efeitos de jogos nas habilidades motoras fundamentais em pré-escolares. A extração de dados se deu por: objetivos, delineamento, amostra e desempenho nas aplicações. Os quatro estudos incluídos na revisão indicaram diferenças satisfatórias no pré-teste e pós-teste durante o período das intervenções, havendo um destaque em particular para crianças que foram orientadas por profissionais de educação física que obtiveram um melhor resultados nas habilidades motoras fundamentais.
Descrição:
SOUSA, Alana Amicilene Azevedo de. Contribuições de jogos tradicionais na competência motora em crianças na primeira infância. 2023. 17 p. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.