dc.description.abstract |
Com a pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), várias áreas da vida humana foram
afetadas e, no Brasil, uma esfera bastante discutida foi a da religião. Naquele momento, a
comunicação religiosa, que já possuía forte presença no contexto brasileiro e digital com os
influenciadores, passou a ser pensada enquanto estratégia na manutenção das atividades
durante o período de distanciamento social. Esse processo, do contexto pandêmico aos dias
atuais, é motivo de análise neste trabalho, que se propõe a dar enfoque ao uso da ferramenta
YouTube pela Igreja Evangélica O Brasil Para Cristo no bairro da Bela Vista, em Campina
Grande, Paraíba. A presente pesquisa apresenta uma análise descritiva comparativa de três
vídeos publicados no canal oficial da igreja entre os anos de 2020 a 2023, períodos que
demarcam a quarentena, o momento em que as igrejas podiam realizar atividades presenciais
com 50% do público e pós-pandemia, onde os cultos ocorrem sem restrições. A partir da
análise, o trabalho observou que mudanças e dificuldades a igreja enfrentou na transição para
o digital, além de apresentar, por meio dos dados coletados, como se deu essa linha do tempo,
que partiu do improviso, com uma série de limitações, mas chegou ao profissionalismo, com
uma produção mais elaborada e completa adaptação. |
pt_BR |