Resumo:
Este trabalho pretende reflexionar sobre o ensino da língua espanhola por meio da cultura, utilizando a música como elemento didático, em especial canções populares da Venezuela. Para isso, nos baseamos em autores como: Canclini (1984), Miquel e Sans (2004) ou Hernández-Mora (2002) para apresentar o conceito de cultura, e Paraquett (2011), Byram (1995, 2001) e Cenoz (2016), para trabalhar com a competência comunicativa e a interculturalidade. Para mostrar a utilidade das canções recorremos a Sáenz e García (2015), Abio e Barandela (2000) e Coronado e García (1990), dentre outros. A partir deles, vimos a importância da cultura e das canções na aula de língua, pois é algo motivador e, ao mesmo tempo, permite pôr em prática todas as destrezas. Também analisamos uma canção muito popular da Venezuela e mostramos que, através dela, podemos praticar o idioma meta e conhecer sua cultura. Por tanto, a representação de um país mediante a sua cultura pode tanto proporcionar variados temas de estudo quanto originar uma interação mais produtiva, captando a atenção do aluno até a aprendizagem. Desta forma, a música, e em concreto a canção, se destaca com vantagens para a aprendizagem de uma língua.
Descrição:
SILVA, F. B. La cultura venezolana: la música como instrumento de enseñanza y aprendizaje del español en Paraíba. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.