UEPB - Repositório Digital

A importância da pedagogia hospitalar como parte dos currículos de licenciatura e como modalidade de ensino.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Calixto, Gislayne Santos
dc.date.accessioned 2024-04-11T12:50:54Z
dc.date.available 2024-04-11T12:50:54Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other CDD 375
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31154
dc.description CALIXTO, G. S. A importância da pedagogia hospitalar como parte dos currículos de licenciatura e como modalidade de ensino. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Pedagogia é uma ciência de ensino que tem uma variedade de campos para atuação, sendo uma ciência que pode ser trabalhada em diferentes ramos da sociedade. Nos cursos de Direito, a área da pedagogia é compatível nos assuntos que são voltados a proteção das crianças, nos direitos e deveres garantidos por lei, bem como no apoio às fundações voltadas para o bem-estar delas, onde é necessária uma assistência pedagógica de influência na vida de crianças e adolescentes. Nesse artigo, trato de adentrar em um caminho pouco estudado nos cursos de licenciatura em pedagogia, que é o desenvolvimento de ensino em classes hospitalares, a chamada pedagogia hospitalar. Pretende-se, aqui, discutir quão importante e oportuna é a contribuição da pedagogia hospitalar para concretização dos objetivos educacionais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa qualitativa, de base exploratória, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas estruturadas aplicado no Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande/PB, dos quais profissionais da área de saúde que tem contato direto com a ala infantil do hospital como pediatras, psicólogos e enfermeiros participaram da pesquisa, bem como algumas pedagogas e alunas do curso de licenciatura em pedagogia na UEPB. O estudo está embasado em pesquisas feitas por alguns estudiosos da área como por exemplo Matos e Mugiatti, (2009) Mutti, (2016), Fernandes e Issa (2014) entre outros profissionais que dedicam a vida a estudar esta tão complexa e interessante área da educação e também embasado em ideais Freirianos. A pedagogia hospitalar não é uma área de atuação fácil. Assim como os outros campos, essa tem paradigmas que precisam ser quebrados, evoluídos e transformados. É um ramo que necessita de uma atenção mais específica em relação à atuação do professor fora da sala de aula, vem criar uma configuração de hospital em que não só os pacientes aprendam, mas também: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, usuários, comunidade e sociedade, em geral. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª Drª Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Assistência pedagógica pt_BR
dc.subject Classes hospitalares pt_BR
dc.subject Humanização pt_BR
dc.subject Interação social pt_BR
dc.title A importância da pedagogia hospitalar como parte dos currículos de licenciatura e como modalidade de ensino. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta