Resumo:
Na atualidade muito tem se discutido sobre questões relacionada a alfabetização e o letramento nas séries inicias da escolarização de crianças, sua importância se dar, devido ser a alfabetização a porta de entrada das crianças ao mundo da leitura e escrita. Desse modo, a presente pesquisa objetiva discutir a alfabetização a parti da BNCC, trazendo uma discussão sobre o surgimento dos primeiros processos de alfabetização iniciados no Brasil pelos Jesuítas, além de apresentar alguns documentos que reconhecem a educação como direito. A metodologia aplicada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica, cujo proposito foi aprofundar nossa investigação na área da alfabetização e letramento tomando com norte as contribuições de diversos obras. Para fundamentar nossa base teórica dialogamos com os seguintes autores: Magda Soares (2006), (2008), Emília Ferreiro (1985), (2004), Ana Teberosky (2003), Mortatti (2019) dentre outros que discutem a temática supracitada. O estudo revelou que a propósito é possível a concretização da alfabetização nas séries iniciais, porém, na prática docente foi possível verificar a existência de diversos fatores que podem propiciar atraso no desenvolvimento da escrita e leitura.
Descrição:
GOMES, A. P. D. Alfabetização e BNCC: desafios para a pratica docente. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.