Resumo:
O ato de brincar, permite a criança diferentes aprendizagens, deixando-a apropriar-se do
conhecimento, desenvolvendo habilidades relacionadas a esfera da linguagem, da cognição, dos
valores e da vida em sociedade. O presente artigo tem como objetivo analisar o brincar na
Educação Infantil no contexto da BNCC, em artigos publicados nos anos de 2021 e 2022. Para
tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica integrativa e documental, tendo como referência
o documento da Base Nacional Curricular para a Educação Infantil. Primeiramente, apresentase um breve estudo teórico sobre a concepção de criança e infância no aspecto histórico, as
características das instituições pensadas para crianças de zero a cinco anos de idade, a educação
infantil na legislação brasileira e a importância do brincar como um direito de aprendizagem e
desenvolvimento na infância. Portanto, conclui-se que o brincar na infância é parte
imprescindível da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico,
social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
Descrição:
SILVA, M. L. A. Brincar na educação infantil no contexto da BNCC: uma revisão integrativa. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.